Preparação do solo
Faça uma boa análise do solo e corrija as imperfeições antes do plantio. A principal chance de você aplicar os nutrientes necessários é agora.
Em casos em que o solo precisa de uma descompactação da camada superior para um melhor enraizamento dos tapetes de grama, recomendamos, dependendo do tamanho da área, a utilização de um arado, grade ou enxada rotativa ou mesmo uma enxada normal para o mexer a terra no mínimo, em uma camada superficial de 20 cm do solo.
É importante que a operação alcance essa profundidade, pois algumas variedades possuem um sistema radicular que pode alcançar grandes profundidades, e isto ocorrendo, você terá um gramado mais saudável e mais resistente às secas.
Feito isso, enriqueça a terra abundantemente. Os principais nutrientes no preparo são o fósforo, o potássio e o nitrogênio. Indicamos adicionar matéria orgânica para melhorar a textura do solo e proporcionar longevidade e beleza ao gramado. Garanta a sua pureza. Não economize nesta etapa.
Cuidados essenciais:
- Encomende a grama somente após ter preparado o solo, estando pronto para o plantio;
- Ao receber a grama, confira a qualidade e verifique a quantidade;
- Descarregue a grama com cuidado, procurando não quebrar os tapetes;
- Procure deixar a grama em local sombreado, protegido do sol e do calor intenso;
- Plante o mais rapidamente possível. A grama não deve ficar armazenada, principalmente nos dias quentes;
- Irrigue logo após o plantio. Nos dias quentes, deve-se inclusive umedecer o solo antes do plantio, efetuando a rega também durante e depois dos trabalhos;
- A grama deve ser irrigada diariamente até que pegue no solo corretamente. Nos dias de muito sol e calor, é recomendável que se faça a rega duas vezes ao dia.
