Poda
As gramas, assim como todas as outras plantas verdes, realizam o processo de fotossíntese, por meio de suas folhas, para poder viver e se desenvolver. A poda reduz a quantidade de área foliar disponível para realização de fotossíntese e pode também reduzir o vigor da planta.
Se a altura da poda for reduzida, o gramado se torna menos tolerante aos estresses ambientais como a falta de água, frio e calor excessivo, e fica mais suscetível a invasão de plantas daninhas.
O sistema radicular das plantas se torna mais curto e menos denso quando as podas têm alturas muito reduzidas, o que aumenta a necessidade de irrigação e fertilização do gramado.
Portanto, para ter um gramado mais saudável, é desejável manter a altura da grama na maior altura aceitável para a finalidade da área, mantendo-o sempre bonito.
Para a maioria das espécies, como a grama Esmeralda e São Carlos, a altura desejada da grama é entre 5 e 7 cm.
Frequência de poda da grama
A frequência da poda varia com a velocidade de crescimento do gramado. Para evitar um forte estresse na planta, nunca podar mais do que 1/3 da área foliar a cada poda. Por exemplo, se o gramado deve ser mantido a uma altura de 5 cm, nunca deixá-lo crescer mais do que 7 cm para a próxima poda. Se o gramado crescer além disso, o ideal é fazer podas graduais até atingir a altura desejada. Isso ajudará a diminuir os danos fisiológicos que ocorreria com uma poda mais severa.
Fonte: Associação Grama Legal
