Plantas daninhas
Sabemos que as plantas daninhas interferem, e muito, no desenvolvimento da grama. Entre as espécies que mais atacam gramas, as mais comuns são o capim-pé-de-galinha e o capim-marmelada.
As práticas para o controle de plantas daninhas são: arranquio manual, capina, a roçada e, por fim, se não forem suficientes as soluções anteriores, o controle com pesticida.
A grama é uma planta que apresenta boa resistência a vários herbicidas, quando aplicados antes de brotar e nas doses recomendadas. O mais indicado é retirar uma amostra de cada tipo de erva daninha presente no seu jardim e levá-las até uma loja especializada em defensivos agrícolas. Procure o agrônomo responsável para pedir orientações. Com as amostras, o profissional saberá o tipo ideal de herbicida para o caso.
É muito importante lembrar que herbicidas seletivos são produtos tóxicos e para serem adquiridos é necessário receituário, além da orientação de um agrônomo. Para o manuseio, é obrigatório o uso de equipamentos de proteção como luvas e máscara.
