Adubação
Para ter um gramado verde e macio são necessários muitos cuidados. Entre eles a irrigação correta, a poda bem feita e a adubação.
As regas frequentes e na quantidade certa são essenciais para o crescimento saudável da grama, reduzem a poeira no ar e regulam a temperatura do solo. Já a poda ajuda ajuda a manter a estética e evita o crescimento de ervas daninhas e plantas indesejadas. A adubação ajuda o solo a manter-se fértil, repleto de nutrientes, para que a grama cresça de forma favorável.
Adubo orgânico
A adubação orgânica é aquela que tem origem em matéria animal ou vegetal como esterco, cascas e restos de vegetais decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Considerada a solução mais ecologicamente correta e sustentável, é a principal opção para que não haja queima do colo da planta em decorrência da fermentação dos resíduos. Os tipos mais comuns de adubo orgânico são esterco e compostagem.
Adubo químico
O adubo químico é extraído de minerais ou derivados de petróleo como os fosfatos, os carbonatos, os cloretos e o salitre do Chile. A opção por essa versão é feita por quem busca uma absorção mais rápida.
Terra vegetal
A terra vegetal ou terra adubada é o processo mais comum de adubagem. Além de manter a grama verde, ajuda na manutenção e recuperação dos gramados que estão saudáveis. Normalmente são vendidas por m³ ou ensacadas e o preço varia de acordo com a quantidade.
Devo utilizar adubo orgânico ou químico?
Para fazer esta escolha, conheça bem as propriedades do solo em que você está trabalhando. O indicado é realizar uma combinação equilibrada no uso de adubos orgânicos e químicos.
Fonte: mundohusqvarna
